quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ambiente lança Decálogo das Oferendas no Dia de Yemanja

 Equipes de educação ambiental orientam devotos sobre práticas ecologicamente corretas


As homenagens pelo Dia de Yemanjá, celebrado nesta quarta-feira (02/02), tiveram um enfoque “mais verde”: o respeito à natureza deu o tom à celebração que começou com um cortejo promovido da Cinelândia à Praça XV, reunindo milhares de devotos da Rainha do Mar, e terminou nas águas da Baía de Guanabara. 


Na Praça XV, antes de cerca de 1.200 religiosos seguirem em uma barca rumo à praia da Boa Viagem, em Niterói, para o lançamento no mar de oferendas a Yemanjá, equipes de educação ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) distribuíram cerca de 5.000 exemplares do Decálogo das Oferendas, que orienta devotos sobre a adoção de prática ecologicamente correta em culto aos orixás. 

O Decálogo das Oferendas resgata os saberes sagrados do Candomblé e da Umbanda e reorienta seus devotos para novas práticas de cultos aos orixás com respeito à natureza, como a utilização de materiais biodegradáveis, a reciclagem de objetos usados e o não uso de velas em florestas. 

O material é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Omo Arô Cia Cultural, que é ligado à Casa Mãe Beata de Yemanjá. 

Para a superintendente de Educação Ambiental da SEA, Lara Moutinho, a iniciativa tem como meta unir a preocupação dos pais de santo no resgate aos saberes da Umbanda e do Candomblé – que usam a natureza em seus cultos – com a necessidade de uma consciência mais ecológica. “Nós distribuímos 5.000 decálogos na festa de Yemanjá, mas vamos entregar esse material em todas as datas do calendário religioso”, explicou Lara. 

O decálogo reúne conceitos ecológicos com tradições do Candomblé para diminuir os resíduos religiosos provenientes das oferendas deixadas no meio ambiente. A adoção de práticas religiosas sustentáveis inclui o reaproveitamento e a reciclagem dos materiais usados nos rituais, o tempo mínimo de permanência da oferenda e o não uso de velas. 

Segundo o presidente da Associação Cultural Recreativa Afoxé Filhos de Gandhi, Carlos Machado, um dos organizadores da festa Presente de Yemanjá, promovida em parceria com secretarias do governo estadual, a celebração, que acontece há 46 anos, aborda as questões ambientalistas. 

– As religiões afro se harmonizam com a natureza, por isso aprovo o decálogo. É importante a informação, porque se existem pessoas conscientes, há também as que não são conscientes, ou porque não querem ou porque não tiveram a oportunidade do esclarecimento. Sempre que alguém procura conhecer algo, temos que ter a humildade de aceitar e propagar as informações, como é o caso desse material – ressaltou Machado, que contou que um dos pedidos feitos para Yemanjá foi em prol dos moradores de municípios da Região Serrana castigados por chuvas fortes.

5 comentários:

  1. Gostaria de conhecer o teor do decálogo. Disponibilize no site.

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostaria de conhecer o conteúdo deste decálogo, inclusive para completar uma publicação que fiz no ano passado sobre este tema.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,
    Gostaria de obter o Decágolo das Oferendas. Vocês disponibilizam o documento através de arquivo digital? Se sim gostaria de recebê-lo por e-mail.
    Grata.

    ResponderExcluir
  4. Olá bom dia a todos, vamos disponibilizar o Decálogo através por e-mail. Mandem seus contatos para o endereço boletim.geam@gmail.com, que lhe enviaremos o material. Obrigado pelos comentários!
    Equipe Geam

    ResponderExcluir
  5. Gostaria muito de obter o Decálogo,vocês podem me disponibilizar via email? Se possível ficarei muito grata. Meu email é fatimaestef@hotmail.com

    ResponderExcluir