quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

INEA DESLOCA PESSOAL E MÁQUINAS EM SOCORRO À REGIÃO SERRANA

A presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, convocou toda a diretoria do órgão no início da manhã desta quinta-feira (13/01), com os quais subdividiu o corpo técnico em oito equipes que atuarão no resgate às vítimas e na limpeza de rodovias e desassoreamento de rios nos municípios devastados pelas tempestades na região Serrana.

Para auxiliar nas operações, estão sendo deslocados para a região mais de 200 equipamentos, entre caminhões, retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, pás-mecânicas e tratores. As máquinas terão a função de desobstruir os percursos de modo a permitir o fluxo das águas que ainda alagam diversas localidades. Também serão usadas para abrir as estradas retirando pedras, troncos e entulhos que foram arrastados pela avalanche de lama e estão impedindo o acesso às cidades.

Os técnicos do Inea foram destacados para os municípios mais atingidos: Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Sumidouro, Bom Jardim e Santa Maria Madalena. A divisão das equipes foi definida pela própria presidente do Inea, que na quarta-feira sobrevoou e passou todo o dia na Região Serrana, acompanhando os trabalhos de remoção das vítimas com os secretários estaduais do Ambiente, Carlos Minc, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves.

Guarda-parques das Unidades de Conservação da região, dos parques dos Três Picos e do Desengano e da Reserva Biológica de Araras, também estão colaborando com os bombeiros nos resgates. Funcionários da Superintendência do Piabanha e de outras unidades do Inea também estão na região atuando como voluntários. Ao todo, cerca de 300 pessoas vinculadas ao órgão trabalham inicialmente no auxílio às vítimas.

Segundo Marilene Ramos, o Inea pode aumentar a quantidade de equipamentos e o contingente deslocado para os municípios, em caso de necessidade. Algumas localidades estão totalmente isoladas, o que dificulta socorro aos sobreviventes.

DOAÇÕES:

A sede do Inea está recebendo doações para ajuda aos desabrigados e desalojados pelas chuvas na Região Serrana. Alimentos não-perecíveis, colchonetes, roupas, materiais de higiene e limpeza, sobretudo fraldas, e principalmente água, podem ser doados. A sede do Inea fica na Avenida Venezuela, 110 – Praça Mauá – Centro/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário