quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Condomínios residenciais aderem ao programa Coleta Seletiva Solidária

O Programa Coleta Seletiva Solidária vai ganhar um importante aliado: os condomínios residenciais. A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente do Inea, Luiz Firmino, lançam nesta sexta-feira (10/12), às 9h30, o programa Coleta Seletiva Solidária em cinco grandes condomínios da Zona Sul do Rio, onde residem cerca de duas mil pessoas.

Desenvolvido pela Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a iniciativa tem o apoio da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi), que congrega 1.200 condomínios, e do Sindicato da Habitação(Secovi). A cerimônia será realizada na sede da Sea, na Avenida Venezuela 110, no 6º andar, Praça Mauá.

A meta, segundo Marilene Ramos, é implantar o programa em todos os condomínios afiliados à Abadi nos próximos quatro anos. “Os condomínios, onde o programa será implementado, estão situados em Botafogo, Gávea, Copacabana e Laranjeiras. O destaque fica por conta do Condomínio Apolo, na Praia de Botafogo, com 296 apartamentos onde vivem aproximadamente mil pessoas”, afirmou a secretária.

O primeiro passo será a formação de uma comissão de moradores de cada condomínio que ficará encarregada de sensibilizar os demais sobre a importância da coleta seletiva solidária para a preservação ambiental e também como instrumento de geração de emprego e renda. O lixo separado será recolhido por cooperativas de catadores de material reciclável, gerando emprego e renda.

A partir do lançamento do Pacto pela Reciclagem, ficou acertada a inclusão dos condomínios residenciais associados à Abadi, no Programa Coleta Seletiva Solidária. O Pacto pela Reciclagem visa ao fortalecimento da cadeia produtiva da reciclagem no estado através do incentivo à coleta seletiva a fim de aumentar o volume de material para a reciclagem. Por esse acordo, a Secretaria Estadual do Ambiente se compromete a construir galpões, com a Comlurb, par a triagem e a coleta seletiva, além de apoiar a ampliação de programa para as cooperativas de catadores e condomínios residenciais.

A proposta é triplicar o percentual de lixo urbano que vai para a reciclagem em apenas um ano. Atualmente, pelo menos 8 mil toneladas de lixo domiciliar são coletados diariamente no município do Rio. Desse total, cerca de 40% (3 mil toneladas/dia) poderá ser destinado para esse fim. No entanto, apenas 1% vai efetivamente para a reciclagem.

Programa Coleta Seletiva Solidária

Iniciado em outubro de 2009, o Programa Coleta Seletiva Solidária é desenvolvido por equipe multidisciplinar, através de oficinas de capacitação e planejamento participativo da coleta seletiva nos municípios. A iniciativa possui quatro linhas de ação: gestores públicos municipais, escolas, órgãos públicos estaduais e catadores.

O programa oferece capacitação para catadores, além de apoiar a legalização das cooperativas e a implantação da sala de saúde dos catadores. Também visa à capacitação de gestores públicos municipais que irão implementar a coleta seletiva em seus respectivos municípios.

Até setembro de 2010, o programa já atendeu a 20 municípios; realizou 60 oficinas, atendeu a 1.450 participantes e já foi implantado em 346 escolas estaduais de 51 municípios. Das cidades atendidas, seis, ou seja, 30%, já implantaram programas municipais de coleta seletiva: Teresópolis, Petrópolis, Carmo, Duque de Caxias, Miguel Pereira e Mendes. O projeto encontra-se em fase de implantação em Angra dos Reis, Laje do Muriaé e Queimados.

Quando: 6ª feira (10/12), às 9h30


Onde: Auditório da sede da Secretaria Estadual do Ambiente (Avenida Venezuela, 110, 6º andar - Praça Mauá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário