quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cacheiras de Macacu recebe Oficina de Coleta Seletiva Solidária


O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promoveu nesta quarta-feira (11/08) em Cachoeiras de Macacu, a Oficina de capacitação dos gestores escolares para Implantação da Coleta Seletiva Solidária. A iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente, o Inea e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cachoeiras de Macacu.

O programa, que é coordenado pela Gerência de Educação Ambiental, visa assessorar as escolas estaduais na realização da coleta seletiva solidária através do planejamento participativo, e assim, assegurar a separação e destinação dos materiais recicláveis às associações e cooperativas de catadores.

Nesse primeiro encontro foi apresentado ao público todo o programa de Coleta Seletiva Solidária, que em menos de um ano já alcançou mais de 20 municípios em todo o estado. De acordo com os representantes do projeto no evento, a escola é fundamental para o processo de formação do cidadão e o sucesso da implantação da Coleta Seletiva Solidária na rede de ensino depende da conscientização de todos os envolvidos, como professores, diretores, alunos e seus familiares.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informou ao público que a Prefeitura de Cachoeira de Macacu tem grande interesse em implantar a Coleta Seletiva Solidária. O município já participa do programa de gestores municipais e está se adequando ao decreto 40.645, que institui a separação dos resíduos recicláveis nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.

Esta oficina contou com a participação de 19 escolas estaduais, municipais e particulares. A segunda etapa está marcada para acontecer no próximo dia 26 de agosto e as escolas que estiveram presentes vão apresentar toda a comissão que será formada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário