quarta-feira, 30 de junho de 2010

GEAM capacita universitários do programa Cidade Limpa em São Pedro da Aldeia

A equipe da Gerência de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente,capacitou alunos universitários do curso de Economia Sustentável e Atividades Humanas, para o programa Cidade Limpa de São Pedro da Aldeia. O evento, que é organizado pela Base Áerea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) e pelo Instituto de Pesquisa e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (IPEDS), aconteceu no último dia 21 de junho, na sede da Prolagos.

O curso tem como objetivo principal aprimorar a consciência socioambiental da população, diminuir os riscos de colisão entre aeronaves e reduzir a quantidade de lixo em locais impróprios da cidade, para melhorar a qualidade de vida dos moradores de São Pedro da Aldeia. Através de palestras, ministradas por especialistas no assunto, os alunos puderam compartilhar conhecimentos e tirar todas suas dúvidas.

A geóloga Thaís Pimenta apresentou aos participantes um contraste entre duas visões de mundo. Com a palestra “Um Novo Olhar sobre a Fauna” a geóloga explicou os conceitos da Biocêntrica, que considera o valor intríseco dos animais ao promover o respeito pela vida, e a visão Antropocêntrica, que enxerga os animais da nossa fauna como simples objetos, isentos de sensibilidade.

O Projeto de Coleta Seletiva Solidária também marcou presença no evento. Através da engenheira ambiental Elisa Chaves, os estudantes puderam conhecer os principais pontos do programa, e todos os resultados alcançados nos municípios participantes. Elisa também abordou o tema de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, explicando toda a Política Estadual que envolve o assunto.

Ao final do evento, os estudantes também tiveram a oportunidade de entender o funcionamento do Tráfico de Animais Silvestres e ainda ter noções sobre a Guarda Responsável de Animais Silvestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário