Na 1ª Oficina, a diretora de Gestão das Águas e do Território do Instituto Estadual do Ambiente - INEA, Profª. Rosa Formiga, e os coordenadores do Mestrado em Engª. Ambiental da UERJ, Profs. Ubirajara Mattos e Elmo Rodrigues, fizeram a abertura do evento. O Sr. Custódio, membro do Movimento Estadual de Catadores, fez um breve e emocionado depoimento sobre a sua trajetória. Na sequência, Jorge Pinheiro, assessor para capacitação dos órgãos públicos e escolas, apresentou os projetos da SEA na área de resíduos e a Gerente de Educação Ambiental do INEA, Pólita Gonçalves, juntamente com Raquel Bento, Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro e Mestranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da UERJ, apresentaram um passo a passo para a implantação da coleta seletiva nas escolas, seguido de debate.
Estão previstas mais duas oficinas na UERJ voltadas para a rede estadual de ensino. A próxima ocorrerá no dia 31 de maio.
HORÁRIO: de 8:30 h às 12:30h.
LOCAL: UERJ - Pavilhão João Lyra Filho - Auditório nº 53 (5º andar), Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã - Rio de Janeiro.
PROGRAMAÇÃO:
Abertura
Estudo de Caso- Projeto Comunidade Educadora
Apresentação do Programa de Capacitação de Gestores Municipais
Apresentação do Projeto ReciColeta
Apresentação dos diagnósticos realizados pelas Escolas
Encerramento
Para as Escolas que não puderam comparecer à 1ª Oficina, e desejarem participar das próximas duas oficinas, o Modelo de Diagnóstico está disponível em: http://www.coletaseletivasolidaria.com.br/2010/02/04/escolas-participantes.html
A Escola possui, dentre outras funções, o papel de produzir e multiplicar o conhecimento. Ela é também uma importante protagonista no processo de formação do cidadão de modo que este desenvolva suas aptidões e tenha uma visão crítica diante das questões sociais da atualidade. A partir desse processo educativo crítico, é possível levar-nos a uma reflexão sobre nossas atitudes e práticas cotidianas e, por conseguinte, tornar mais efetivo o engajamento de todos na construção de um mundo mais sustentável. Dessa forma, o êxito da Coleta Seletiva Solidária, em particular nas Escolas Estaduais do Rio de Janeiro, depende da tomada de consciência, da mobilização e da participação de todos os envolvidos, sejam eles diretores, professores, funcionários, alunos e seus familiares.
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