sexta-feira, 9 de abril de 2010

Coleta Seletiva Solidária nas Escolas Estaduais do Rio de Janeiro

No dia 31 de Março ultimo, aconteceu nas dependências da Universidade do Estado do RJ a 1ª Oficina para Implantação da Coleta Seletiva Solidária nas Escolas Estaduais do Rio de Janeiro. O evento é parte das atividades da linha de ação nas Escolas Estaduais do Projeto Coleta Seletiva Solidária, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).


Na abertura, a Drª. Rosa Formiga, Diretora de Gestão das Águas e do Território do INEA, destacou a importância do Programa de Coleta Seletiva Solidária para a nova política ambiental do Estado do Rio de Janeiro.

Presentes também o Coordenador do Curso de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da UERJ, Professor Ubirajara Aluízio Mattos e Professor Elmo Rodrigues da Silva, Coordenador Adjunto do Curso de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da UERJ, Pólita Gonçalves, gerente de Educação Ambiental do INEA, Jorge Pinheiro, da Secretaria de Estado do Ambiente, Custódio Chaves, catador de materiais recicláveis, membro do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e a professora Raquel Bento que compõe a equipe técnica do projeto.

As instituições presentes deram destaque as vertentes ambiental e social do programa, ressaltando a importância da inclusão dos catadores no programa municipal de coleta seletiva.


Participaram cerca de 180 pessoas, entre professores, diretores, coordenadores escolares e alunos vindos de mais de 20 municípios do estado. Esta oficina teve como objetivo apresentar o Programa Coleta Seletiva Solidária, bem como, auxiliar os gestores escolares da rede estadual de ensino - através do planejamento participativo - na implantação da Coleta Seletiva Solidária nas escolas estaduais, em atendimento ao Decreto 40645/07.

Num segundo momento, Pólita Gonçalves, do INEA, juntamente com a professora Raquel Bento, apresentaram um passo a passo para a implantação da coleta seletiva nas escolas e esclareceram dúvidas freqüentes dos gestores escolares.

Estão previstas mais duas oficinas na UERJ voltadas para a rede estadual de ensino, objetivando a continuidade do processo de implantação da coleta seletiva nas escolas. A próxima oficina será no dia 31 de maio às 9 horas na UERJ. Mais informações: www.coletaseletivasolidaria.com.br.

3 comentários:

  1. A próxima oficina será no dia 31 de maio às 9 horas na UERJ.
    .
    Como faço para me inscrever?

    ResponderExcluir
  2. Para se inscrever na próxima Oficina mande um e-mail para: raquelbento@yahoo.com
    :)

    ResponderExcluir