sexta-feira, 16 de abril de 2010

INEA PARTICIPA DO SARAU DOS ANIMAIS NAS COMUNIDADES DO PAVÃO-PAVÃOZINHO E CANTAGALO

A Gerência de Educação Ambiental, da Diretoria de Gestão das Águas e do Território, do Instituto Estadual do Ambiente – INEA, em parceria com o Museu de Favela (MUF), a Base de Inserção Social e Urbana do PAC (BISU), a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA), as associações de moradores do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo, e a Companhia de Limpeza Urbana do Rio (COMLURB), promoveu no dia 10 de abril, o Sarau dos Animais nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.

Este sarau faz parte da Campanha Socorristas do Espaço que tem como objetivo geral promover a melhoria da limpeza urbana nessas comunidades com reflexos no ambiente, na saúde e na convivência social entre os moradores. Este evento temático, específico para atender animais da comunidade, aconteceu em atenção à demanda proveniente da enquete realizada com moradores em 2009, que retratou as fezes de animais em becos e vielas como um dos três maiores problemas de questão ambiental coletiva do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.

No dia do evento, 120 animais foram vacinados e vermifugados e fizeram consulta clínica pela equipe de veterinários da SEPDA. Além disso foram realizados jogos com temática ambiental da COMLURB e oficinas educativas de reutilização de PET e varal de idéias pela equipe da GEAM, bem como a exibição de vídeos temáticos para os moradores das comunidades. Pela primeira vez, a GEAM realizou uma oficina de grafite socioambiental, ministrada pelo artista urbano Acme, nascido e criado na comunidade do Pavão.


O Sarau é resultado de uma visão de futuro do Museu de Favela de transformar todo o morro em acervo turístico da cidade do Rio de Janeiro. Neste cenário a questão ambiental, vinculada a questão econômica de geração de trabalho e renda é de extrema importância, pois a limpeza e o saneamento ambiental e as mudanças de hábitos são fundamentais para quem deseja receber turistas em seu território.

Daí a parceria com o INEA, COMLURB, Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA), as associações de moradores do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo, em busca de integração de ações de modo a potencializar resultados. Esta integração foi fundamental para o sucesso do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário