quarta-feira, 10 de março de 2010

Retrospectiva Fev/10 das Oficinas de Coleta Seletiva Solidária

No mês de Fevereiro, a Gerência de Educação Ambiental do INEA realizou quatro Oficinas dentro do Programa de Capacitação de Gestores Públicos Municipais para a Implantação da Coleta Seletiva Solidária.

A primeira foi realizada no dia 03 em Teresópolis na qual a Secretaria Municipal de Meio Ambiente apresentou os resultados do Programa Municipal de Coleta Seletiva iniciado em Janeiro. Em apenas um mês foram coletadas 5 toneladas de materiais recicláveis nas escolas municipais, em 12 bairros e em 5 ecopontos. A Prefeitura alugou um galpão em um bairro central, para onde todo o material reciclável coletado está sendo destinado e triado pelos catadores da Associação Serrana que está se cotizando para remunerar os que estão se dedicando primeiramente ao trabalho coletivo.

A segunda oficina foi realizada no dia 09 em Petrópolis. Na ocasião, a Prefeitura anunciou que a coleta seletiva será iniciada em dois bairros – Moren e Mosela. Porém a decisão da logística de coleta e da destinação do material reciclável para as cooperativas será feita após o cadastramento de catadores e o diagnóstico de cooperativas a ser realizado pelo Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis em parceria com o INEA.

No dia 22 foi realizada oficina em Duque de Caxias para planejamento do início da coleta seletiva nos Órgãos Públicos Municipais. A maioria dos Órgãos participantes já realizou diagnóstico para a implantação da coleta seletiva. Agora o município se encontra na fase de articular a logística de coleta e destinação do material reciclável às cooperativas de catadores.

No dia 26 foi realizada a 3ª Oficina em Nova Iguaçu durante a qual a Secretaria Municipal de Meio Ambiente apresentou suas ações de melhoria da gestão de resíduos sólidos e de apoio à ação dos catadores da Cooperativa Vitória. Ficou acordado que na próxima oficina será abordado o passo a passo para a implantação da coleta seletiva e o marco legal.

O Programa de Capacitação de Gestores Públicos Municipais para a Coleta Seletiva Solidária é um dos componentes do Projeto Coleta Seletiva Solidária da Gerência de Educação Ambiental do INEA, ligada a DIGAT - Diretoria de Gestão das Águas e do Território. As outras linhas de ação do Projeto são: o Programa de Capacitação de Gestores Públicos Estaduais, o Programa de Capacitação de Gestores Públicos Escolares (ambos em atenção ao decreto estadual 40.645/07) e os Catadores em Movimento (para o cadastramento e capacitação dos catadores do Estado do Rio de Janeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário