Pelo menos 40 quilos de microlixo foram retirados da Praia da Urca, no mutirão de limpeza do Projeto Reamar, Rede de Educação Ambiental Marinha desenvolvido pelo Instituto Estadual do Ambiente e vários parceiros. Esta ação, que reuniu dezenas de voluntários, foi a segunda de uma série que será realizada uma vez por mês, até o fim do ano, nas praias Vermelha e da Urca. O objetico é sensibilizar os frequentadores e banhistas sobre a importância do uso sustentável das praias e evitar o despejo de respiduos nas areias e no mar.

O Inea é representado no evento pela Gerência de Educação Ambiental (Geam), que leva para a praia as oficinas de compostagem, reutilização de material reciclável, além de participar efetivamente do mutirão de limpeza. Há uma central de voluntários para o recolhimento do lixo na areia, pesquisa de pertencimento junto aos banhistas, nós náuticos (projeto Grael), ações de limpeza do fundo do mar com mergulhadores e nas ilhas com caiaques e canoas polinésia.
No evento realizado na praia Vermelha, no mês passado, foram recolhidos cerca de 70 quilos de microlixo. O Inea deverá solicitar o envolvimento da Coordenadoria de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) para a apreensão de redes de espera.
A Rede de Educação tem como parceiros o Projeto Grael, Associação de Moradores da Urca), Instituto de Eventos Ambientais, Iate Clube do Rio de Janeiro, Instituto Moleque Mateiro, Kayak Carioca, SeaShepherd, CRBIO, SMAC, Comlurb , Clube Carioca de Canoagem, Mar do Mundo, Cicca, Rio Va’a, Ecoboat, Oi Futuro e Mar do Mundo. A próxima REAMAR será no dia 05 de outubro na Praia Vermelha
Nenhum comentário:
Postar um comentário