quinta-feira, 22 de março de 2012

AMBIENTE ENTREGA SISTEMA DE SANEAMENTO EM BÚZIOS

Quando: sexta-feira (23/3), às 10h
Onde: Hotel Atlântico Búzios (Estrada da Usina, s/n°, Centro – Armação dos Búzios/RJ)

A Praia de Manguinhos, no município de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, deixou de receber o lançamento de aproximadamente 2.160 m³ de esgoto por dia, com a conclusão das obras de saneamento do bairro Cem Braças. O sistema será entregue oficialmente à comunidade na próxima sexta-feira, às 10 horas, em cerimônia no Hotel Atlântico Búzios, pelo Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc e pela presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Marilene Ramos.

Toda a estrutura de saneamento, que já está em operação, é composta por 466 metros de interceptores que, somados a 132 metros de linhas de recalque captam 25 litros de esgoto por segundo. O esgoto é bombeado para uma estação elevatória construída na localidade de Manguinhos e direcionado, através de uma rede de aproximadamente 1,8 quilômetro, para tratamento na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Búzios, no bairro São José. Com capacidade de vazão de 36 litros por segundo, a elevatória vai atender a uma população estimada de 10 mil pessoas.

As obras totalizaram investimentos de R$ 3,5 milhões e foram executadas por meio de parceria entre a Prolagos – Concessionária de Água e Esgoto do Grupo Equipav -, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), órgão executivo da Secretaria de Estado do Ambiente e a Prefeitura de Armação dos Búzios.

Complementa o sistema, uma estrutura de interceptação nas saídas de águas pluviais nas praias de Manguinhos, dos Ossos, João Fernandes e Geribá, constituídos por grandes filtros, cujo objetivo é receber a água das chuvas, evitando o carreamento de matéria orgânica e resíduos para as areias, formando as indesejáveis línguas negras. Os filtros retêm a sujeira, permitindo passagem somente para a água limpa.

Com investimento de R$ 1,5 milhão do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), o projeto foi elaborado pela Prolagos, em parceria com a Prefeitura local, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Obras.

Projetos Sociais

Na mesma ocasião serão iniciados dois programas sociais: o de Coleta Seletiva Solidária, que visa a dar a correta desdtinação ao lixo com aproveitamento dos materiais recicláveis e o AGente das Águas que têm como objetivo garantir o equilíbrio dos ecossistemas dos rios que abastecem a região. Ambos envolvem agentes comunitários e a população nas decisões, gestão e vigilância quanto ao andamento. O Programa Coleta Seletiva Solidária é uma iniciativa da Gerência e Educação Ambiental do Inea e O Projeto AGente das Águas, é uma parceria entre as concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba, Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Comitê de Bacia Lagos São João e FIOCRUZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário