segunda-feira, 27 de junho de 2011

Estudantes do complexo da Maré visitam Parque Estadual da Pedra Branca



Bernard Viegas

Às vésperas do início das férias de julho, cerca de 50 estudantes da Escola Municipal Professor Josué de Castro e do Ciep Ministro Gustavo Capanema trocaram a sala de aula para se aventurar pelas trilhas e cachoeiras do Parque Estadual da Pedra Branca, durante visita ocorrida nesta terça-feira (21/06). As crianças, que são do complexo da Maré e tem entre 10 e 14 anos, entraram pela primeira vez na maior reserva florestal em área urbana no mundo e ainda puderam ter uma aula completa de educação ambiental em plena natureza.

As equipes de monitores do Parque e da Gerência de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente realizaram diversas atividades com os alunos como uma caminhada na trilha do rio grande, visitação ao Centro de Exposições e até mesmo um banho de cachoeira.

O principal objetivo da visita foi proporcionar aos alunos um maior contato com a Mata Atlântica e a partir das atividades de educação ambiental realizadas, mostrar a importância de se preservar o meio ambiente. De acordo com a técnica da Gerência de Educação Ambiental, Maira Borges, estas atividades fora de sala de aula enriquecem ainda mais o conhecimento dessas crianças, uma vez que elas têm a oportunidade de colocar em prática tudo que aprendem dentro de sala de aula.

- As visitas das escolas às Unidades de Conservação (UCs) do estado são de extrema relevância para a educação ambiental, já que são capazes de aprofundar o contato dos alunos com a natureza através de seus próprios sentidos e vivências. Dessa forma, ter aula em um parque sobre a natureza e a relação da sociedade com a mesma com certeza possui uma qualidade de aprendizado diferente do que dentro de uma sala de aula – explicou Maira

No inicio da visita já foi possível ver nas crianças o efeito da vivência no Parque. Na hora do lanche, por exemplo, os pequenos receberam um kit com suco, biscoito e frutas e todos já se mostraram preocupados em não sujar o local e jogar o lixo nas sacolas plásticas que receberam

Após o lanche, as crianças foram separadas em dois grupos para começarem a se aventurar pelas trilhas do parque. A agitação de inicio se misturou com a curiosidade e surpresa que os alunos tinham a cada passo que davam durante a caminhada. Nem mesmo os obstáculos encontrados na trilha, como pedras e galhos fizeram os pequenos desanimarem.

O mais agitado da turma, Eric de 12 anos, estava sempre entre os primeiros na fila e seguia de perto um dos guias do parque. Para ele, a experiência de conhecer o parque é única e vai levar este aprendizado pelo resto da vida.

- Isso aqui é muito maneiro, nunca vim em cachoeira e nem andei no meio da floresta, é muito bom porque aqui estou aprendendo mais sobre o meio ambiente, e sei que temos que cuidar muito bem da natureza e dos bichos que vivem aqui. Já vi dois esquilos correndo pela mata – afirmou com entusiasmo

A visita terminou com uma pequena palestra no Centro de Exposição do Parque, onde os guias abordaram a importância da Floresta no Ciclo das Águas e ainda mostraram armas e armadilhas usadas pelos caçadores de animais silvestres. Os alunos também assistiram a um vídeo educativo sobre o Parque Estadual da Pedra Branca e logo após foram tomar o tão esperado banho de cachoeira.

O Parque Estadual da Pedra Branca é considerado a maior reserva florestal em área urbana do mundo. Compreende um total de 12.500 hectares, onde se destaca o Pico da Pedra Branca, que tem cerca de mil metros de altitude. O parque é administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente e faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pelo programa MAB – Man and Biosphere, da Unesco.

A entrada no Parque é gratuita e aberta ao público em geral de terça à domingo das 8h às 17h. Para maiores detalhes, basta entrar em contato pelo tel: 3347 1786 ou pelo e-mail:parqueestadualdapedrabranca@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Excelente reportagem. Acho muito importante esse tipo de atividade para as nossas crianças. Parabens pela iniciativa e ao autor da reportagem.

    ResponderExcluir