quarta-feira, 6 de abril de 2011

Repelente caseiro ajuda a manter Aedes à distância

Fórmula que faz sucesso na internet ganha o aval de especialistas

Uma receita caseira que ganhou o nome de “repelente dos pescadores” está fazendo sucesso desde que caiu na rede. E, a medida que aumentam as notificações de dengue no estado, cresce a velocidade com que o e-mail, com os ingredientes da formula, circula na internet. À base de cravo-da-índia, o repelente tem respaldo de especialistas.

Da semente do cravo-da-india se extrai o ácido eugênico, a partir do qual se consegue obter um aroma ativo que protege contra a picada do mosquito. Segundo alguns especialistas o cravo, assim como o capim citronela, é rico em óleos essenciais, responsáveis pelo odor característico da planta.

O aroma desse repelente atrapalha o mosquito a sentir o cheiro da pele humana, interferindo na orientação do inseto

Mas se o tipo o tipo de óleo corporal pouco interfere, pode ser infantil, de amêndoas, citronela, lavanda ou qualquer outro, o modo de preparo faz sim, a diferença. Deixar o álcool e o cravo-da-índia macerando por cerca de 15 dias torna o repelente ainda mais potente. Só depois, se mistura o óleo.

Mas se houver urgência, faça uma pequena quantidade, deixando em contato por pelo menos 24 horas. Depois use a que ficou por 15 dias em maceração. É importante também agitar o frasco duas a três vezes por dia

A fórmula só não deve ser usada por crianças muito pequenas, menores de 3 anos e pessoas com alergia a essências.



Aprenda da fazer

Ingredientes
½ litro de álcool
1 pacote de cravo-da-índia (10gr)
1 vidro de óleo infantil (100ml)

Modo de preparo
Deixe o cravo curtindo no álcool durante uns quatro dias, agitando pela manhã e à tarde. Depois, misture o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce,aloe vera). Passe apenas uma gota no braço e nas pernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário