quinta-feira, 28 de abril de 2011

Gestores públicos participam de curso de Coleta Seletiva Solidária

Gestores debatem sobre o arranjo institucional para a implantação do Programa Municipal de Coleta Seletiva

Bernard Viegas



Cerca de 50 pessoas participaram na manhã desta terça-feira (19/04) do primeiro dia do Curso de Capacitação de gestores públicos para a implantação da Coleta Seletiva Solidária. Realizado pelo Instituto Estadual do Ambiente em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o evento reuniu no auditório do Inea gestores públicos, e técnicos de prefeitura de 16 municípios do estado. A mesa de abertura contou com a presença de Rosa Formiga, Diretora de Gestão das Águas e Território do Inea, Pólita Gonçalves, Gerente de Educação Ambiental e Ubirajara Matos, Coordenador do Programa de Coleta Seletiva Solidária e.

O curso, que é divido em quatro fases, tem o objetivo de embasar a municipalidade com os instrumentos necessários para a implantação, realização e monitoramento das políticas de coleta seletiva solidária. De acordo com o Coordenador técnico do programa, Ubirajara Mattos, a participação de todos os envolvidos nestes processos que envolvem o planejamento participativo é fundamental para que os resultados sejam alcançados.

- Cada um de vocês tem um papel muito importante, e que deve ser debatido aqui e nos seus municípios. Existem três elementos fundamentais para a realização da coleta seletiva. Primeiro deve haver a tecnologia necessária, segundo vem a participação do poder público e o último elemento é a própria sociedade. Se estes três segmentos não estiverem juntos nada poderá ser feito. Quero que levem para seus municípios a perspectiva da implantação dos programas – explica o coordenador.

O programa é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar a partir de oficinas de capacitação que visam ao planejamento participativo da coleta seletiva solidária em cinco eixos de ação – escolas estaduais, gestores públicos municipais, catadores, órgãos públicos estaduais e condomínios. As ações atendem o Decreto estadual 40.645 que estabelece aos órgãos públicos e escolas estaduais a implantar a coleta seletiva.

A próxima aula do curso está prevista para acontecer no dia 3/05 e vai abordar a forma do cadastramento de catadores de materiais recicláveis e a abordagem porta-a-porta da campanha ambiental.

Um comentário:

  1. Excelente iniciativa. Parabens ao projeto coleta seletiva solidária, bela matéria também

    ResponderExcluir