segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Estudantes têm aula de educação ambiental na Nova CEDAE

Alunos do curso de agentes ambientais do Inea visitaram a ETA Guandu, maior estação de tratamento de água do mundo.

Bernard Viegas

 Conscientizar estudantes sobre o uso racional da água e torná-los multiplicadores de opinião é um dos objetivos do programa "CEDAE Educação Ambiental para Escolas". Com menos de um ano de vida, o programa já levou diversas escolas para conhecerem a Estação de Tratamento de Água Guandu. Nesta sexta-feira (18/02) foi a vez de alunos da segunda turma do projeto de formação de Agentes Ambientais do Instituto Estadual do Ambiente visitarem a ETA Guandu, responsável por 80% da distribuição de água potável da região metropolitana do Rio.

Durante a visita técnica, cerca de 40 estudantes acompanhados de uma professora e dois técnicos de laboratório da CEDAE puderam conhecer um pouco mais sobre o processo de tratamento de água da estação, que abastece toda a cidade do Rio de Janeiro, além da Baixada Fluminense e o município de Itaguaí.

Para os estudantes Francisco Migueis e Ester Mangueira, conhecer a maior estação de tratamento de água do mundo é uma oportunidade única na vida de todos os alunos. Eles afirmam que no local onde moram as pessoas não tem nenhum tipo de conhecimento sobre o como a água chega às casas e por isso muitos não dão importância e acabam desperdiçando.

- Lá em Nova Sepetiba, onde eu moro ninguém tem conhecimento de quase nada sobre o meio ambiente, por justamente não terem essa oportunidade que estamos tendo. Acho muito importante cada um de nós fazermos nosso papel e levarmos para nosso convívio todo esse aprendizado que estamos tendo – comenta Francisco.

De acordo com o técnico de laboratório Wellis Costa, o programa da CEDAE tem justamente o objetivo de fazer com que os visitantes levem para seus convívios tudo que aprendem durante as visitas. Segundo ele, é muito comum os moradores de municípios mais carentes não saberem como utilizar melhor a água.

- Estes programas de educação ambiental da CEDAE e do Inea são extremamente importantes para todas essas pessoas, que por muitas vezes não tem condições próprias para nos conhecerem. Por isso, o nosso ônibus sempre busca esses moradores em suas comunidades, bairros, que por serem carentes, às vezes não tem um tratamento de água adequado. Nosso objetivo aqui é fazer com que esses 40 alunos possam expandir o que aprenderam aqui em seus locais de convivo, tanto em casa, trabalho, escola. É muito importante que eles façam isso – explica Wellis.

O curso de agentes ambientais faz parte do projeto de educação ambiental desenvolvido no Condomínio Nova Sepetiba II, que tem cerca de 30 mil moradores. Coordenado pela Gerência de Educação Ambiental do Inea, o projeto, que teve início em junho de 2010, é realizado pelos professores Teresinha Miranda e Mauro Lopes que desde novembro ministram as aulas em uma escola do bairro.

O objetivo do curso é desenvolver valores individuais e coletivos nos alunos, a fim de garantir a proteção ao meio ambiente e melhorar a qualidade de vida na população local. Depois de formados, os agentes ambientais vão atuar nas escolas, associação de moradores e na própria comunidade local para orientar sobre boas práticas ambientais e dar apoio com relação aos problemas sócio-ambientais do conjunto habitacional.


Nota: A ETA Guandu, fundada em 1955, produz 43 mil litros de água por segundo. Em 2007 foi considerada a maior estação de tratamento contínuo de água do mundo, ganhando até mesmo o certificado do Guinness Book.

Nenhum comentário:

Postar um comentário