segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

INAUGURADA SEDE DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO PIABANHA


A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Luiz Firmino Martins Pereira, inauguraram nesta terça-feira (28/12) a sede da Superintendência Regional do Piabanha do Inea, em Petrópolis. A superintendência vai descentralizar a ação do instituto nos municípios vizinhos, inclusive com o licenciamento de baixo impacto: a primeira licença, para um empreendimento situado em Carmo, foi assinada durante a solenidade.

Marilene Ramos, que assume a presidência do Inea em janeiro, destacou o trabalho realizado pelo instituto desde sua criação, em 2009, que inclui a instalação e implantação das superintendências regionais. Segundo ela, a partir da fusão dos três órgãos ambientais criou-se um instituto que, atualmente, é referência no país.

- Temos uma previsão de investimentos de cerca de R$ 2 bilhões nos próximos quatro anos, entre os quais obras como a segunda fase do PAC da Baixada e o projeto Lixão Zero, para citar apenas alguns exemplos – afirmou a secretária.

O presidente do Inea, Luiz Firmino, ressaltou que as superintendências receberam equipamentos e servidores – inclusive os oriundos do primeiro concurso público realizado na área ambiental no estado – para funcionar não somente como postos avançados do órgão, mas também como apoio a outros setores, como os comitês de bacia hidrográfica. “Nosso objetivo é que as superintendências funcionem como mini-ineas, e para isso estão recebendo todas as condições para trabalharem com agilidade e eficiência e, além disso, prestar apoio à comunidade”, disse Firmino.

De acordo com o balanço apresentado pela superintendente Silvana Tavares, o trabalho foi intensificado neste ano em relação a 2009: os autos de infração, por exemplo, subiram de três para 94. O número de vistorias realizadas pelos técnicos da superintendência aumentou de 619 no ano passado para 788 este ano e os autos de constatação chegaram a 143. Além disso, a superintendência participou de ações de educação ambiental, ações conjuntas de fiscalização e combateu a ocupação irregular nos rios Piabanha e Santo Antonio, principalmente nas áreas onde será instalado o Parque Fluvial do Piabanha.

A área de ação da superintendência abrange as bacias hidrográficas da margem direita do Médio Superior do Rio Paraíba do Sul, a Bacia do Piabanha e a sub-bacia dos Rios Paquequer e Preto. São totalmente incluídos os municípios de Areal, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Carmo e Sapucaia, e parcialmente os de Petrópolis, Paraíba do Sul, Três Rios e Paty do Alferes.

A solenidade incluiu a apresentação de bailarinos do grupo Corpo em Cena, com figurinos produzidos a partir de materiais recicláveis, e foi finalizada com a distribuição de calendários com ilustrações produzidas por alunos do Colégio Estadual Cardoso Fontes. Os 30 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio participaram de um trabalho de educação ambiental com o artista plástico Lael Rocha, num trabalho de educação ambiental que contou com o apoio da concessionária Águas do Imperador.

Estiveram presentes à inauguração o vice-presidente do Inea, Paulo Schiavo; a gerente de Educação Ambiental do Inea, Polita Gonçalves; o chefe de Gabinete da Prefeitura de Petrópolis, Carlos Abenza; o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Paulo de Souza Leite; o gerente comercial da Águas do Imperador, Rubens Castellano; além de superintendentes regionais do Inea.

A Superintendência Regional Piabanha do Inea fica na Rua Buenos Aires, 204 - Centro/Petrópolis. Os telefones são (24)2247-4939, (24)2247-4860, (24)2247-3727, (24)2247-3726. E-mail: suppib@inea.rj.gov.br. Mais informações podem ser obtidas através do site do Inea (www.inea.rj.gov.br).

Um comentário:

  1. por favor preciso do índice pluviométrico do mês de Janeiro dos anos de 2010 a 2016, aonde posso encontrar ? Desde já obrigado. Abraços,meu email é c.sadock.arq@gmail.com

    ResponderExcluir