quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Coleta Seletiva: Gestores passam pelo 1º treinamento

Por INB Online

No mês de setembro foi realizado o 1º Treinamento de Gestores para a coleta seletiva, intitulado “Coleta Seletiva Solidária, por que devemos fazer?”. O evento, que aconteceu no Centro de Treinamento da FCN, foi uma realização da CODEP.F, em parceria com a COMAP.P – Centro Zoobotânico e Gestão Ambiental, GQUAL.N, Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Agência do Meio Ambiente do Município de Resende (AMAR).

Essa iniciativa é uma das ações para regularizar a não conformidade da ISO 14001, detectada na última auditoria externa, buscando assim, o cumprimento da legislação vigente e das normas do SIG da FCN.
- Nós, como empresa estatal, estamos bem alinhados à legislação. Estamos caminhando bem para isso, informa Jorge Conceição,representante da alta administração e responsável pelo controle de qualidade da FCN.

O evento é uma das ações do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, formado, nesta fase inicial, por voluntário da COMAP.P (Centro Zoobotânico e Gestão Ambiental), CODEP.F e CCOMT.P, e tem como objetivo, discutir as diretrizes da Coleta Seletiva Solidária na FCN e alertar o público interno para esta questão. “É preciso conscientizar os empregados de que é necessário aprimorar nossa segregação de resíduos, faz parte da melhoria contínua”, informa Jorge Barros, coordenador da COMAP.P.

A bióloga Flávia de Almeida, da COMAP.P, explica que é importante a ação dos gestores, pois eles serão exemplos para os demais empregados. “É muito importante que os gestores passem essa informação para os colegas de área. A atitude é fundamental, está na hora de colocar o lixo no lugar certo”. A representante do INEA, Elisa Chaves, completa. “Tem que envolver todos, para que cada um sinta-se parte desse processo”.

Os Agentes do Meio Ambiente

No final do mês de outubro serão selecionados os Agentes do Meio Ambiente (AMA). Poderão participar, de forma voluntária, empregados e colaboradores da FCN. Com o apoio dos gestores, cada agente fará o intercâmbio de informação entre a sua respectiva área e do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário