sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Estrada Parque Visconde de Mauá: Ações de educação ambiental

A população de Visconde de Mauá vai contar em breve com diversas atividades de educação ambiental. A confirmação foi dada durante as reuniões entre o Instituto Estadual do Ambiente com a Secretaria do Ambiente e os moradores de Visconde de Mauá para a construção da Estrada Parque. Visando o sucesso das atividades o Inea destacou algumas ações para conter os impactos que a estrada trará a região, e colocou a educação ambiental , saneamento e gestão de resíduos como principais pontos a serem trabalhados no município.

A partir dessa necessidade, a Gerência de Educação Ambiental se reuniu com os moradores e órgãos municipais e elaborou algumas linhas de ação. O saneamento, a coleta seletiva e até mesmo os funcionários da obra da Estrada Parque são os principais pontos onde a educação ambiental será realizada. A Geam ainda estuda a possibilidade de levar as oficinas para o setor de turismo e a guarda responsável pelos animais.

Durante as reuniões para a implantação das atividades, o presidente do Instituto Estadual do Ambiente Luis Firmino anunciou a possibilidade de instalar uma central do INEA na região para agir como ponto de encontro e informações sobre as ações coordenadas pelo Instituto.

Todo o trabalho realizado pelas equipes conta com a ajuda dos moradores de Visconde de Mauá que estão sempre presente nas reuniões preparatórias. Com isso, a Gerência de educação ambiental vai elaborar uma campanha para conscientização da população sobre a importância da manutenção do sistema de esgotamento sanitário, uma vez que o Inea já construiu três estações de tratamento na região. A participação dos moradores também será destacada no processo de coleta seletiva solidária,que já foi implantada em Resende e Itatiaia e ainda será realizada no município.

A apresentação do projeto Coleta Seletiva Solidária e a campanha de educação ambiental para o saneamento são temas da próxima reunião em Visconde de Mauá, que vai acontecer no dia 17/09 às 9h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário