quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Ações de educação ambiental mudam a rotina de Miguel Pereira

Por Bernard Viegas

A educação ambiental está cada vez mais presente na vida dos moradores de Miguel Pereira. Nos últimos meses, o município pôde acompanhar todas as ações que as equipes da Gerência de Educação ambiental realizam em todo o estado. O projeto Coleta Seletiva Solidária, presente em mais de 20 municípios, chegou nesta sexta-feira (27/08) à sua 6ª oficina de capacitação em Miguel Pereira. O município já conta com coleta seletiva nas escolas municipais, estaduais e em órgãos públicos federais.

Durante o evento, o público acompanhou todos os resultados alcançados pelo município desde a primeira oficina de capacitação para implantar a coleta seletiva solidária. Os catadores que trabalhavam nos lixões e nas ruas, hoje fazem parte da Associação de Catadores do Alto da Serra (ASCAS) que recolhe todo o material reciclável. A iniciativa recebe apoio da Prefeitura municipal que concedeu um galpão provisório, equipamentos (prensa e caminhão) e ainda oferece cestas básicas durante os primeiros meses de formação desta associação.

Por ser uma cooperativa que está em fase de implantação, a ASCAS ainda precisa fortalecer o trabalho coletivo e a autogestão. Com base nessas necessidades, a equipe de catadores do Projeto Coleta Seletiva Solidária vai realizar quatro atividades de capacitação com os catadores da ASCAS nos próximos dois meses. O objetivo é trabalhar os princípios da gestão participativa, cooperativismo e sistema de rateio.

O encerramento do programa em Miguel Pereira será realizado no final do ano, onde a Prefeitura vai apresentar os indicadores de sustentabilidade do programa e da associação de catadores. Até esta última etapa, o município pretende iniciar a coleta seletiva nos Eco pontos dos bairros e nas casas dos moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário