quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Arraial do Cabo recebe Oficina de Coleta Seletiva Solidária


Por Bernard Viegas


O município de Arraial do Cabo recebeu na última quinta-feira (29/07) a 1ª Oficina para a implantação da Coleta Seletiva Solidária. O evento, realizado pela Gerência de Educação Ambiental do Inea, em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, teve como objetivo capacitar os gestores públicos através do planejamento participativo, a fim de assegurar a destinação adequada do lixo.

Como primeira medida foram abertas as inscrições para a formação de grupos de trabalhos compostos por gestores públicos, representantes de escolas estaduais, municipais e instituições federais instaladas no município. A partir dessa criação, os gestores vão garantir a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis da região, conforme a Lei Federal (5904-06)

Essas iniciativas associadas às leis já existentes podem regularizar a administração dos sistemas de limpeza pública. Com isso, proporcionam diversas melhorias no ponto de vista ambiental, social, cultural, econômico e até mesmo político, o que conduz ao desenvolvimento sustentado.

A atual gestão ambiental de Arraial do Cabo subsidia o grupo de catadores, que faz a triagem do material no lixão, com o complemento da renda mensal. A partir do novo edital da FUNASA, o município foi contemplado com a construção de três galpões e a compra de dois caminhões para fazer todo o serviço de coleta na região. A partir dessa conquista, cada instituição presente na oficina vai formar uma comissão de coleta seletiva solidária.

O evento contou com a presença de cerca de 150 pessoas, entre estudantes, representantes de associações de moradores, gestores públicos municipais e de cooperativas de catadores de materiais recicláveis. A base naval de Arraial do Cabo se propôs a estudar a possibilidade de disponibilizar a destinação adequada e o transporte dos materiais recicláveis das unidades navais para uma das cooperativas presentes, a Recicla Costa do Sol.

As ações realizadas pela Gerência de Educação Ambiental do Inea podem ser acompanhadas pelos próprios moradores a partir da terceira etapa do programa, onde os gestores públicos apresentam os principais pontos já desenvolvidos. A próxima oficina em Arraial do Cabo vai acontecer no dia 02/09 e os municípios interessados em fazer parte da capacitação devem entrar em contato com a GEAM, através do e-mail coleteseletiva.inea@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário