domingo, 30 de maio de 2010

Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente no Município de Miguel Pereira

Educação Ambiental nas obras de Saneamento para Despoluição do Lago de Javary

A Gerência de Educação Ambiental do INEA estará no dia 02 de Junho a partir das 09:00 horas na Praça da Estação Ferroviária em Governador Portela, município de Miguel Pereira em um evento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

O evento faz parte da Campanha de Educação Ambiental para as obras de Saneamento para Despoluição do Lago de Javary. As obras, que estão sendo realizadas pela Diretoria de Recuperação Ambiental do INEA, tratam da implantação de um sistema de esgotamento sanitário constituído de 28 km de rede coletora de esgoto, 05 elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto - ETE, representando 30% do esgoto tratado do município. A campanha educativa teve como etapas anteriores a realização de diagnóstico ambiental do município e apresentação deste em palestras de capacitação de alunos de escolas estaduais e municipais, professores, funcionários da secretaria de saúde municipal e lideranças comunitárias, somando um total de cerca de 400 pessoas potenciais multiplicadoras das questões ambientais locais.



Durante o evento estas pessoas capacitadas realizarão visitas de casa em casa para orientação e sensibilização dos moradores, com distribuição de 5000 folhetos educativos sobre as obras de saneamento e as questões ambientais do município, visando a correta utilização do sistema de esgotamento sanitário e a participação social na preservação e recuperação do ambiente no município.

A equipe de Educação Ambiental do INEA realizará atividades em sua unidade móvel, com projeção de vídeos temáticos, oficinas de sensibilização ambiental, e a presença de um rapper ecológico.

Ainda durante o evento a Prefeitura de Miguel Pereira oficializará assinatura do Decreto Municipal criando a Coleta Seletiva Solidária, formalizará a criação da Associação dos Catadores de Recicláveis e distribuirá mudas de espécies da Mata Atlântica para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário