sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Resultado das primeiras Oficinas - Mutirão de Legalização


No dia 04 de Fevereiro teve início o Mutirão de Legalização de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, evento realizado através da parceria entre o INEA e o SEBRAE que ocorrerá em 2 fases. A 1ª é composta por 05 oficinas com os grupos integrados e na segunda fase será feito o acompanhamento individual do processo de legalização de cada grupo de catadores.
As oficinas do Mutirão de Legalização têm por objetivo, além do apoio a formalização dos grupos, o reforço da noção de associativismo e de categoria (Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis) e fazem parte do Programa Catadores e, Movimento do Projeto Coleta Seletiva Solidária do INEA/UERJ.

As duas primeiras oficinas contaram com a participação de catadores de 11 grupos do Centro da Cidade do RJ, Duque de Caxias, Cabo Frio e São João de Meriti. Na ocasião, foram trabalhados o histórico e os princípios do cooperativismo. Além disso, os participantes puderam exercer na prática a formulação de um Contrato de Convivência para o Mutirão, ação que pode ser aplicada nos grupos em organização antes mesmo de sua legalização, diminuindo conflitos e facilitando os processos democráticos e de construção da participação, do respeito mútuo e da confiança.

Durante as oficinas, tem ocorrido intenso intercâmbio de experiências entre os catadores dos diferentes grupos que trazem dpuvidas e questões enfrentadas no cotidiano de suas atividades. Muitas das lideranças presentes tem demonstrado conhecimento sobre os princípios do Cooperativismo, os quais buscam implantar na prática.Local da oficina: Rua Fonseca Teles, 121 - Auditório do 7º andar - São CristovãoHorário: 14h às 17h.
Por Tatiana B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário