A Rede Brasileira de Educação Ambiental (Rebea) irá promover na próxima semana, dos dias 22 a 25/07 o 6º Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. O evento, que ocorrerá no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Praia Vermelha, na Urca, contará com a participação de aproximadamente 4 mil pessoas de todo os Brasil, África e outros países da América Latina.
Acontecerão, durante os 4 dias, cerca de 100 minicursos e oficinas, 10 mesas-redondas, 20 Jornadas Temáticas, Encontros paralelos, lançamentos de livros, shows musicais, festival de vídeos, apresentação de pôsteres, lançamento de livros e o lançamento do número 4 da Revista Brasileira de Educação Ambiental.
Ocorrerão encontros importantes como o Encontro Comunitário de Educação Ambiental, organizado pela Federação de Associações de Moradores e a Associação de Favelas do RJ, o Encontro das Salas Verdes, o Encontro de Coletivos Educadores e o Encontro dos representantes da sociedade civil nos Colegiados do SISNAMA. O Fórum também conta com o apoio da ABRACO – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias que transmitirá ao vivo do Fórum para cerca de 100 rádios comunitárias.
O Fórum também se configurará como um espaço de diálogo entre a REBEA e demais redes ambientais, como a ANAMMA, a Rede Brasileira de Agendas 21 Locais, Rede da Juventude pelo Meio Ambiente, Rede de Justiça Ambiental, Rede Ecossocialista, Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA), Rede de Educomunicação Ambiental (REBECA), Fórum Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais, APEDEMA-RJ.
Declev Dib-Ferreira, coordenador do fórum, afirmou que “a educação ambiental no Brasil é referência, por acontecer em todo o território e por haver programas oficiais de educação ambiental dos próprios ministérios (Meio Ambiente e Educação). Isso chama a atenção, inclusive, para as pessoas verem como é isso. E não é em qualquer lugar do mundo que a gente junta 4 mil pessoas, como ocorreu no último fórum, em Goiânia, para falar de educação ambiental”.
Para Dib-Ferreira, o Brasil funciona também como um formador de opinião. Agora é necessário investir na melhoria da qualidade da educação ambiental e na formação de profissionais educadores.”Todos os projetos que começam hoje no Brasil têm que trabalhar a questão do meio ambiente, da educação ambiental, por lei”.
Todos os informes, inscrições, valores, inscrição de trabalhos podem ser feitos no site do evento, http://www.forumearebea.org/, que será muito mais que um espaço de divulgação de informação, mas um espaço interativo, de discussões, trocas e permanente construção em prol da qualidade da educação ambiental brasileira.
O evento tem o apoio dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, das Secretarias Estaduais do Ambiente e da Educação, da UFRJ, UERJ, CFBio, BNDES, Itaipu Binacional, entre outros.
Matéria publicada em http://blog.ambientebrasil.com.br
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário